Alunos plantam muda de árvore Nim indiano na Escola Técnica de Rondonópolis

A espécia conhecida popularmente como nim ou árvore da vida foi escolhida por possuir muitas propriedades medicinais e ideal para trabalhar o conteúdo de Química.


Cerca de 60 alunos da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis e da Escola Estadual Marechal Dutra plantaram, no pátio da escola técnica, uma muda da árvore Neem Indiano, conhecida popularmente como nim ou árvore da vida por possuir muitas propriedades medicinais.

A ação faz parte de atividades propostas pela professora de Língua Portuguesa, Anerlei Araújo dos Santos, para os alunos do curso técnico de Química. Eles desenvolveram trabalhos de diferentes temas da área e apresentaram para os estudantes do primeiro e segundo ano do ensino médio da escola Marechal Dutra. A ideia de plantar o nim foi do aluno Rafael Alves de Sousa, que pesquisou sobre os benefícios dessa árvore, associou com os assuntos que estão sendo trabalhados no curso e trouxe a muda para ser plantada na escola.

“Foi uma experiência muito significativa para todos. Aprenderam sobre a história do nim, descobriram os benefícios variados que essa árvore possui e sobre as inúmeras particularidades medicinais e farmacológicas. Além disso, puderam entender a importância de preservar as árvores e o quanto o nim tem um potencial extraordinário”, explicou a professora.

De acordo com a pesquisa realizada pelo aluno Rafael, o nim indiano produz muitos frutos e as folhas são utilizadas para a extração de compostos. “Tudo é aproveitado. E todos podem se beneficiar dessa árvore, desde o pequeno produtor até as grandes indústrias. Ela é fonte de renda, mas é também uma árvore que ameniza o calor, traz sombra ao ambiente e proporciona equilíbrio da temperatura”.

Essa última característica do nim se dá porque o porte dessa árvore varia de 10 a 20 metros de altura, além disso, tem crescimento rápido. “Eu gostei muito de ter participado desse momento. É uma pequena contribuição que fizemos para comunidade escolar, mas que tem um grande significado”, disse Igor Oliveira de Souza, da Escola Marechal Dutra.

Conforme o estudo feito pelo aluno Rafael, o nim tem propriedades antissépticas, curativas, anti-inflamatória e hipolipidêmica. É também um vermífugo natural. “A indústria de cosméticos também utiliza o nim para fabricação de óleos, xampu, sabonete, fortalecedor de unhas, dentre outros”.

A estudante Victória Souza de Lara, da Escola Marechal Dutra, gostou de receber as informações sobre o nim e o plantio da muda foi algo inovador. “Todos nós ganhamos já que a árvore, além de todos os benefícios mediciais, vai trazer beleza e sombra”

Os alunos da Escola Marechal Dutra, do primeiro e do segundo ano do ensino médio, foram acompanhados também pela professora de Biologia, Clatione Almeida Magalhães, que irá desenvolver atividades em consonância com a disciplina que ela ministra.

Nenhum comentário