Taxação do UBER é repudiável - Veja como votou cada vereador de Cuiabá

Por 13 votos a 8, Câmara de Cuiabá desestimula emprego, força aumento de preço, prejudica quem depende do transporte barato e beneficia taxistas



A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou hoje (14) um projeto de Lei que cria taxação e vistoria para motoristas de aplicativos, tais como Uber e 99Pop

Analistas consultados pelo Digoreste News dizem que engana se quem acredita que o projeto irá apenas arrecadar dinheiro das empresas de aplicativos, e sim,  esse valor simplesmente será repassado ao consumidor e irá prejudicar, e muito, o serviço. 

Serão prejudicados aqueles que deixaram de pegar o volante ao ingerir bebidas alcoólicas, a mulher que pede Uber para fazer pequenos trajetos e evitar ser molestada, pessoas que fazem tratamento em clínicas e UPAS e não possuem dinheiro para táxi, muito menos possuem veículos.

A sessão foi conturbada, os ânimos exaltados marcaram as discussões no parlamento municipal da capital mato-Grossense.

Com a presença de 22 dos 25 Vereadores, 13 votaram em favor da taxação dos aplicativos, ou seja: Contra os usuários que utilizam de um transporte mais barato e de fácil acesso.  Outros 8 Vereadores votaram contrário o projeto de Lei. O presidente Misael Galvão não precisou votar, uma vez que o presidente só vota no caso de empate.  


Entre as propostas apresentadas estão:

- A criação de uma taxa anual de R$ 155,00
- vistoria da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) nos veículos 
- Criação de taxa de 5% de Imposto Sobre o Serviço (ISS)
- Taxa de licença de funcionamento equivalente a R$ 0,05 por quilômetro rodado.

Em Cuiabá, o Uber começou a operar em novembro de 2016.

A discussão entre interesses dos taxistas e dos motoristas de aplicativos já foi colocado em pauta na Casa de Leis por diversas vezes. Na sessão de hoje, o Vereador Abílio Junior (PSC), contrário à taxação, se desentendeu com o vereador Renivaldo Nascimento (PSDB) depois de uma de suas falas.

Ao sair do púlpito, Abílio se encontrou com o colega que o empurrou e fez pose de quem iria desferir um soco em Abílio, atitude muito comum de Renivaldo que sempre se exalta, deixando parecer que pretende partir para as vias de fato.

Os Vereadores Felipe Wellaton e Diego Guimarães se manifestaram contrários a taxação dos aplicativos, pautando pelo livre mercado.

Entre os motoristas de aplicativos, muitos deles, se quer possuem veículos próprios, tendo que locar, pagando pelo aluguel a importância de 450 a 500 reais por semana, (de 1.800,00 a 2.000,00 por mês).


Veja como foi a votação:

Vereadores que votaram favoráveis a aprovação da taxação dos aplicativos do transporte mais usado por pessoas de baixa renda e que gera centenas de emprego em Cuiabá:





Vereadores que votaram contra a aprovação  da taxação dos aplicativos de transporte, em favor do emprego e dos menos favorecidos:




Nenhum comentário