Lula vetou em 2010 vacina para meningite, doença que matou seu neto de 7 anos


Segundo o Ministério da Saúde, três das cinco vacinas já eram aplicadas na rede pública, e não foram levados em conta os critérios técnicos para a inclusão delas no calendário.

  02 de março de 2019 - Hs: 16:37  


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a prisão na sede da Polícia Federal em Curitiba na manhã deste sábado e foi para São Paulo, onde participa do velório de seu neto, Arthur, de 7 anos, vítima de meningite meningocócica.

Nas redes sociais, Twitter, Whatsapp, facebook e outras, internautas passaram a comentar sobre o episódio na manha desse sábado (02), lembrando que em 2010 ele vetou um projeto que incluía cinco vacinas no calendário da rede pública, entre elas a meningocócica conjugada C, hepatite A, varicela, entre outras. A decisão foi publicada no dia 10 de dezembro de 2010 no Diário Oficial da União.

Segundo o governo naquela época, as 5 vacinas que estavam descritas no projeto de lei já estaria contempladas no calendário de vacinação, só que o Planalto protestou e alegou que por causa deste veto de Lula, ficaria ‘mais burocrática e demorada a adoção de novas tecnologias na área de prevenção de doenças, na qual o Brasil é mundialmente reconhecido’.

Uma verdadeira enxurrada de postagens nas redes sociais, divulgavam matéria com vídeo exibida pelo Jornal Nacional no dia do veto de Lula (Edição de 10/12/2010), porém hoje, a Globo que tem sido forte aliada do ex-presidente prisioneiro, retirou o vídeo do ar, como mostramos no link abaixo.

Lula saiu de Curitiba por volta das 7 horas da manhã de hoje, e o trajeto não foi informado para preservar a segurança do petista. Vale lembrar que a Lei de Execução Penal prevê a saída de presos para comparecerem a velórios e enterros de familiares, inclusive dos descendentes.

Cerca de 50 agentes estão envolvidos nesta ida de Lula ao velório do neto, em São Bernardo do Campo, São Paulo.


Veja link da matéria do Jornal Nacional exibido em 10/02;2010. Globo retirou vídeo da matéria do ar hoje




Nenhum comentário