Pedra 90, CPA e Parque Cuiabá terão reforço de Ônibus articulados

44 mil passageiros serão beneficiados com atendimento


"A licitação do transporte coletivo, que será lançada nas próximas semanas, prevê que as empresas vencedoras incluam mais veículos deste tipo em suas frotas"

Distribuídos entre as regiões mais populosas de Cuiabá, os quatro ônibus articulados que hoje circulam pelas linhas 313, 711 e 609, reforçam o trajeto percorrido por 44 mil pessoas diariamente. CPA, Pedra 90 e Parque Cuiabá, respectivamente, foram os bairros escolhidos para a implantação do modelo, que deve se estender a outras regiões da Capital ao longo dos próximos anos.

Isso porque a licitação do transporte coletivo, que será lançada nas próximas semanas, prevê que as empresas vencedoras incluam mais veículos deste tipo em suas frotas. As futuras aquisições seguirão o modelo das quatro primeiras, frutos de investimentos dos atuais empreendimentos do transporte coletivo: Pantanal Transportes, Expresso NS e Integração Transportes.

De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, estes ônibus serão mantidos após o resultado do processo licitatório. Na semana passada, o último desta leva de veículos passou a integrar a frota de coletivos, ligando o Parque Cuiabá e região ao Centro da Capital.

Com 21 metros de comprimento e capacidade para 152 passageiros, os automóveis possuem ar-condicionado, Wi-fi à bordo, carregador de celular e tomada USB, garantindo também a acessibilidade a portadores de deficiência (PCD). Além disso, os veículos dispõem de câmbio automático e suspensão a ar, reforçando a segurança dos usuários durante embarque e desembarque.

Diante dos benefícios o prefeito destaca a aprovação do modal pelos cuiabanos. “Até o momento o retorno foi muito positivo, uma vez que os coletivos diminuíram atrasos e oferecem conforto à população. Começamos a implantação nos bairros mais populosos e estenderemos o modal pela cidade. Este é o caminho para modernizar e humanizar o transporte público da nossa capital tricentenária”, diz.

Os ônibus articulados possuem a tecnologia Euro5, uma das mais avançadas disponíveis para motores automobilísticos no Brasil. O resultado disso é uma redução de 70% na emissão de poluentes. Desde a entrega dos primeiros coletivos, os motoristas vêm passando por treinamento para conduzi-los pelas ruas da cidade.


Itinerários

Em dezembro de 2018 a linha 313 foi reforçada com a chegada dos dois primeiros coletivos articulados, que passam pelos bairros CPA I, CPA III e Morada do Ouro, seguindo pelas Avenidas do CPA e Beira Rio, até as proximidades da Universidade de Cuiabá (Unic).

Já o terceiro chegou aos pontos de ônibus no dia 1 de fevereiro. Ele sai do bairro Pedra 90 rumo ao Centro da cidade, passando pela Avenida Fernando Côrrea da Costa.

Nenhum comentário