Morre o escritor e jornalista Sergildo Ribeiro

Ele lutou ate o ultimo instante contra um câncer desafiador


Com pesar anunciamos o falecimento do escritor poeta e jornalista Sergildo Ribeiro Gonzaga, carinhosamente chamado por Dim, ele faleceu nesta manha de sábado (16.02) no HGU- Hospital Geral Universitário em Cuiaba, vitima de um câncer no intestino.


Desde que descobriu a doença em estado já bastante adiantado o escritor-a enfrentou de cabeça erguida, mesmo diante de muitos recursos medico e assistido por uma equipe de bons profissionais na área de oncologia, ele não resistiu devido a sua fragilidade física e pelo fato da doença ter generalizada em seu corpo.

Na quinta feira (14) a junta medica que o assistia ainda tentou fazer uma cirurgia, e o paciente chegou a ser levado para o centro cirúrgico, mas ao perceber que ele não resistiria, suspenderam o procedimento.

Sergildo Ribeiro era servidor publico estadual concursado da educação, era lotado na Escola Estadual senador Felinto Muller, em Barra do Garças, onde contribui com o desempenho escolar de adolescentes e trabalhava na administração da biblioteca daquela unidade de ensino.

Em entrevista passada ao jornalista e amigo de infância Antonio Borges Neto, o Netão do Notícia dos Municípios, jornal ao qual ele ajudou a fundar em 2003 Dim disse que era um desafio extremamente difícil, dado aos efeitos colaterais violentos que ele estava sofrendo devido aos medicamentos, é um procedimento bastante peculiar. “eu entendo que é um bem necessário, a quimioterapia geralmente abala nossa estrutura física e emocional, ela é diferenciada dos tratamentos comuns, mas temos que encarar isso em forma de poesia e confiante em Deus acima de tudo, que é o medico dos médicos”. Disse o poeta ainda esperançoso e otimista com o tratamento, sem se curvar a doença.


  BIOGRAFIA DO POETA  

Sergildo Ribeiro Gonzaga tinha 53 anos, nasceu em General Carneiro-MT (455 Km de Cuiabá), além de poeta escritor, era jornalista, amante da literatura e membro da Academia de Letras Cultura e Artes do Centro Oeste. Como escritor, Dim conquistou vários prêmios literários, sendo autor de varias livros, entre outros destacamos: Rapizodio no Araguaia, Anjos Sonhos Canções.

No ano passado Sergildo lançou o livro- A Eternidade dos Sonhos, a literatura faz narrativa fictícia sobre os dilemas misteriosos do misticismo da Serra do Roncador e do fabuloso mundo de Agharta influenciado pelo personagem mitológico Percy Harrisson Fawcett, o nome que deu origem ao personagem Indiana Jones.

O corpo será transladado para Barra do Garças ainda hoje (16), não há informações sobre onde sera velado, mas provavelmente na sua residência na Rua Campo Grande atrás do Supermecado Nilo no bairro Santo Antônio ou na Casa de velório em Barra do Garças.



FONTE: Antônio Borges Neto/Netão do Araguaia



Nenhum comentário