Emanuel Pinheiro lança construção do Galpão do Produtor

O espaço beneficiará centenas de agricultores familiares da Baixada Cuiabana



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lançou nesta quinta-feira (21), a obra do Galpão do Produtor, na Central de Abastecimento de Cuiabá (CAC), localizada no Distrito Industrial, na região sul da Capital.

O espaço beneficiará centenas de agricultores familiares da Baixada Cuiabana, que, há alguns anos, anseiam por sua construção.

A ação, da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, soma-se a uma série de iniciativas de fortalecimento do setor, como diagnósticos de produção, capacitação e captação de recursos junto ao Governo Federal.

A construção da obra com investimento estimado em R$ 1,7 milhão, irá beneficiar cerca de 300 produtores rurais. 

Os recursos, repassados pela Caixa Econômica Federal, são fruto de emenda parlamentar, viabilizada pelo então ministro Blairo Maggi e pelo, na época, secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Neri Geller.

No ato do lançamento, Emanuel Pinheiro lembrou a importância da agricultura para a cadeia produtiva da cidade e destacou o empenho da gestão em estimular o setor. “Onde tiver um cuiabano querendo produzir, lá estará a gestão para incentivar, fazendo com que eles possam, por meio da agricultura de subsistência, garantir o seu prórprio sustento e o de suas famílias”, diz.

 Gilberto Gomes, titular da Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico da capital, disse que a construção terá início na segunda-feira (25) e a previsão é de que o barracão seja entregue até junho deste ano. Este soma-se a uma série de iniciativas de fortalecimento do setor, como diagnósticos de produção, capacitação e captação de recursos junto ao Governo Federal.

“A agricultura familiar é cada vez mais importante para as economias locais, gerando emprego e distribuindo renda por diferentes regiões. Por isso trabalhamos para dar condições ao produtor, para que ele possa produzir, transportar e distribuir, entregando lá na ponta”, explica.

Para Marilda Giraldelli, (a popular Baixinha) presidente da Associação dos Permissionários do Terminal Atacadista de Cuiabá, , a iniciativa atende a um anseio antigo do setor.  “Quem está aqui todo dia vê as dificuldades que o produtor tem enfrentado. Eu agradeço e tenho certeza que essa obra vai beneficiar toda a Baixada Cuiabana. Assim eles terão um local digno para trabalhar.

A Central é um dos mais importantes entrepostos da região, uma vez que abastece a Capital, maior centro consumidor do Estado e outras cidades de Mato Grosso e outros estados. A proposta é estruturar o local para que no futuro sejam atendidas, além das demandas de horti-frutigranjeiros, o mercado de carnes e peixes, entre outros.




Nenhum comentário