50.304 eleitores de MT não votaram nas últimas três eleições e podem perder título

Prazo para regularizar termina no dia 6 de maio, cada turno é considerado uma eleição. Para regularizar é necessário procurar a Justiça Eleitoral



Em Mato Grosso, 50.304 eleitores não votaram nas três últimas eleições. Eles têm até o dia 06 de maio deste ano, para procurar a Justiça Eleitoral e regularizar a situação, caso contrário, terão o título cancelado. A partir desta quarta-feira (20/02) os cartórios eleitorais disponibilizarão relatórios contendo os números dos títulos passíveis de cancelamento, com os respectivos nomes dos titulares.

 O eleitor recebe o registro de ausência às urnas quando não votou e nem justificou a ausência ao pleito (regular ou suplementar). Cada turno é considerado uma eleição. Para regularizar é necessário procurar a Justiça Eleitoral portando um documento oficial de identificação e se possuir, o título eleitoral e comprovantes de votação e/ou de justificativa.

 O eleitor que não votou e nem justificou dentro do prazo previsto em lei, terá que pagar uma multa para cada ausência ao pleito, cujo valor varia a critério do Juiz Eleitoral. O cidadão que, por motivo de força maior, não possuir condições financeiras para quitar o débito, pode solicitar ao juiz eleitoral a dispensa do recolhimento.

A Justiça Eleitoral cancelará, no período de 17 a 20 de maio, as inscrições dos eleitores que não tiverem regularizado a situação até o dia 06 de maio. Enquanto os cancelamentos estiverem sendo efetuados, não serão feitas atualizações no cadastro eleitoral.


Panorama:

Em Rondonópolis, 5313 eleitores não compareceram às urnas nos últimos três pleitos. Após está Primavera do Leste com 3.062 eleitores e Tangará da Serra com 2.192. Já em Cuiabá e Várzea Grande estão sujeitos ao cancelamento, respectivamente, 1.462 e 754 eleitores.

Comunicados não são enviados por e-mail

Importante ressaltar que a Justiça Eleitoral não comunica o cancelamento por e-mail. Os eleitores devem redobrar os cuidados ao receber mensagens nesse sentido.

.

Nenhum comentário