Mauro Mendes desiste de extinguir secretaria para acomodar ex-deputado da propina

Filho de ex-governador Silval Barbosa disse a Justiça que deu veículo ao possível futuro secretário como garantia de pagamento de propina


"Fim da crise entre Mendes e Bezerra, tudo em casa"

Ao que tudo indica, a crise no relacionamento do governador diplomado Mauro Mendes (DEM) e a cúpula do MDB, liderada pelo deputado Carlos Bezerra (MDB),  foi acalmada pela decisão do democrata em manter a Agricultura Familiar com status de Secretaria. Para contemplar os emedebistas, democratas garantem que Mauro vai indicar o deputado Silvano Amaral para o comando da Pasta.

“A Secretaria de Agricultura Familiar, que seria extinta, o MDB está indicando o atual deputado Silvano Amaral, que é de Sinop. Ao DEM, ele [Mauro] falou que só caberia indicar um cargo, poderia até ser mais, mas os dois políticos do DEM que foram convidados recusaram participar do Governo, que foi o Fabio Garcia e o Dilmar Dal’Bosco, que aceitou ser líder do Governo”, revelou o ex-governador Júlio Campos (DEM).

O líder democrata explicou que o MDB tinha a pretensão de indicar ao menos dois nomes para o 1º escalão e que por isso Carlos Bezerra teria ficado insatisfeito com a reforma administrativa proposta por Mauro Mendes.

Além da Agricultura Familiar, o emedebista pretendia indicar nomes para as secretarias de Justiça e de Segurança Pública. Esta última já está definida e será ocupada por Alexandre Bustamante. O comando da Justiça, no entanto, segue em aberto, mas não há consenso de que será acatada mais uma indicação do MDB.


MDB é muito ligado ao Movimento Sem Terra (MST) e aos assentamentos.

“Uma delas, que ele fazia questão, era essa que ele vai ocupar, porque o MDB é muito ligado ao Movimento Sem Terra, aos assentamentos, sempre comandou o Incra em Mato Grosso. Então, a Secretaria que ia ser fundida vai continuar existindo. Outra era a de Justiça, porque eles sempre tiveram bons quadros jurídicos que poderiam ocupar”, disse.

“Houve inicialmente um mal-estar, realmente, mas já foi superado. O deputado Bezerra já entendeu que com o enxugamento da máquina não tinha como o governador contemplar o MDB com duas secretarias como era a pretensão do partido. Mas eu acho que agora está realmente resolvido e o MDB também vai ser contemplado com outros cargos no 2º segundo escalão, assim como o DEM e outros partidos. O governador está tendo um bom diálogo político para não ter nenhum desacerto nesse inicio de gestão”, acrescentou Júlio Campos.


Possível futuro secretário foi delatado na delação do fim do mundo

O empresário e médico Rodrigo Barbosa, filho do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), afirmou à Procuradoria-Geral da República (PGR) que deu três carros aos deputados estaduais Wagner Ramos (PSD), Silvano Amaral (PMDB) e José Domingos Fraga (PSD), em janeiro de 2016, como garantia de pagamento de uma propina de R$ 650 mil, acertada para que as contas do último ano de gestão de Silval fossem aprovadas pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).



Digoreste News com informações do Olhar Direto

Nenhum comentário