Neurilan fracassa em manobra de virar Presidente eterno da AMM
Atual presidente tenta manobra para continuar à frente da AMM, mas encontra resistência de prefeitos
O ex-prefeito de Nortelândia e atual presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, têm encontrado dificuldades para viabilizar seu terceiro mandado consecutivo à frente da entidade de direito privado que reuni 128 municípios.
Isso porque um grupo formado por apoiadores dos prefeitos de Água Boa e Comodoro, respectivamente, Mauro Rosa e Jeferson Ferreira Gomes, já sinalizou resistência ao projeto.
Os gestores defendem a reformulação da entidade e a revogação de algumas medidas polêmicas tomadas por Fraga, entre elas o fim de repasses financeiros para a União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCCMAT) e a revogação da decisão que possibilitou a candidatura de pessoas sem mandato eletivo para o cargo de presidente da associação.
“A associação representa os municípios, portanto nada mais justo que ela seja presidida por um prefeito em exercício”, ponderou o prefeito de Nova Ubiratã e apoiador ferrenho da candidatura de Mauro Rosa.
Na avaliação do gestor, a mudança se deve ao rumo tomado pela política num contexto geral.
“O estado de Mato Grosso e o Brasil demonstraram que estão cansados dessa política carreirista. Vejo que este é um momento oportuno para analisarmos novos nomes, novas ideias e com isso trazer para a associação novas metodologias de trabalho”, complementa.
Por outro, Neurilan defende sua permanência no cargo de liderança sob a justificativa de ter mais flexibilidade na busca das soluções para as pautas municipalistas.
“Um presidente que não esteja ocupando um mandato eletivo garante mais autonomia para defender e acompanhar pautas referentes aos municípios do Estado”, disse o presidente que atualmente recebe um salário mensal de R$ 20 mil mais ajudas de custo.
Apesar do aparente desejo em permanecer à frente da entidade, pessoas ligadas a Fraga já revelaram que ele pretende viabilizar um cargo junto a Confederação Nacional dos Municípios.
Disputa
Conforme divulgado pela associação, a escolha da próxima mesa diretora acontece em 07 de dezembro. Já os registros das chapas podem ser feitas até o dia 21 de novembro.
Nenhum comentário