Vitória de Mauro é anunciada por Instituto que errou por 22 milhões de votos
Pesquisas, Marketing ou Fake News em MT? Um instituto que é alvo da PF.
A imensidade de divulgações de pesquisas na imprensa de Cuiabá e MT tem se tornado uma das maiores trapaças eleitorais, cada dia aparece o nome de um instituto com números diferentes, sempre favorecendo os mesmos candidatos, e com títulos pra lá de tendenciosos na imprensa.
Sabemos que o show de marketing para iludir e até mesmo conquistar com mentiras os eleitores indecisos é prática de nomes conhecidos pela nossa sociedade, mas existe algumas publicações que sem ser preciso muita atenção, vê-se o objetivo da mentirada exposta.
Ontem (24), o site que diz que a pesquisa do instituto Vox Populi foi encomendada com exclusividade por ele, divulgou uma pesquisa com o título dando as eleições em primeiro turno a um candidato, mas alguns detalhes chamaram a atenção, vejamos:
O referido site de Cuiabá desembolsou em plena crise económica, a quantia que um instituto nacional exige para vir em MT realizar uma pesquisa? No mínimo estranho.
Atenção para isso:
O site divulgou em sua primeira publicação o seguinte texto:
"A pesquisa foi realizada pelo instituto entre os dias 19 e 22 deste mês com mil eleitores"
A matéria não explicou em quantas e quais cidades, até que um leitor foi aos comentários disponível pelo veículo, e fez essa referência. O comentário não foi validado, e a redação do site editou a matéria acrescentando: "Várias Cidades", isso para tentar diminuir o prejuízo de uma eventual descredibilidade, Estranha como o site que encomenda a pesquisa não sabe mencionar o número de cidades e quais são..
O leitor também encontrou falha na seguinte frase:
Está registrada na Justiça com os números BR-00793/2018 e MT-01234/2018.. No mesmo comentário o leitor interrogou:
"Em qual Justiça, no STF, no STJ, no TRF 1, TRF 2, TRF 3, TRF 4, Justiça Ambiental ou na justiça desportiva?
Para tentar dar credibilidade a suspeita, o site editou a matéria acrescentando: "Justiça Eleitoral".
A pergunta é:
Como que um site encomenda uma pesquisa de um instituto nacional, e ao divulga-la, publica em uma matéria tão pobre de informações, colocando em dúvidas qualquer leitor que conhece o mínimo sobre "divulgações de pesquisas, ou mesmo, interpreta grotesca redação?
Além de tudo, a pesquisa divulgada, que em seu "todo" pela publicação torna-nos difícil acreditar, distorce completamente os números de outro instituto que foi divulgado pelo mesmo site 4 dias antes.
O instituto VOX POPULI já foi alvo da PF em operação que envolve o governador de MG, Fernando Pimentel, acusado em delação premiada por envolvimento fraudulento com o instituto, como menciona o site O Globo em link abaixo:
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2016/10/socio-da-vox-populi-e-ouvido-pela-pf-em-bh-na-operacao-acronimo.html
Vox Populi errou resultado da eleição por 22,4 milhões de votos em 2010
Uma semana depois, no dia 28 de setembro de 2010, uma nova pesquisa Vox reduziu a vantagem de Dilma sobre os dois principais adversários para 12 pontos percentuais. Dilma teria 49% das intenções, Serra 25% e Marina 12%. Também cinco dias antes das eleições, o presidente do Vox Populi, Marcos Coimbra, deu uma entrevista em que afirmou mais provável que Dilma venceria no primeiro turno fazendo suas conclusões sobre o eleitorado.
No entanto, na eleição de 03 de outubro de 2010, Dilma teve 42,85% dos votos; Serra obteve 32,61%, e Marina, 19,33%. Os adversários de Dilma somados tiveram 6,2 milhões de votos a mais que a petista, segundo o resultado final das apurações. Somando os 16,2 milhões de votos que o Vox Populi atribuia como vantagem para Dilma aos 6,2 milhões de votos de vantagem real da oposição, chega-se a um erro do instituto de 22,4 milhões de votos.
Matéria sobre:
https://www.infomoney.com.br/blogs/fora-do-mercado/blog-da-redacao/post/3595728/vox-populi-errou-resultado-da-eleicao-por-224-milhoes-de-votos-em-2010
Segundo informação publicada pelo jornalista Luis Nassif em seu site, o PT contrata o Vox Populi para realizar os chamados "trackings", pesquisas que antecipam as intenções de voto dos eleitores.
Numa pesquisa em dezembro último, o instituto Vox Populi virou piada no Maranhão ao divulgar uma pesquisa com resultado final de 101%, link abaixo:
http://salavipp.blogspot.com/2017/12/vox-populi-erra-feio-e-vira-piada-dados.html
Obs: O leitor que fez o comentário no site que encomendou a pesquisa do Vox e não foi divulgado,, é esse mesmo que assina essa matéria.
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