Botelho defende agricultura familiar e distribuição de terras em encontro do DEM

 ENCONTRO DO DEMOCRATAS EM BARRA DO BUGRES 


No encontro regional do Democratas de Mato Grosso ocorrido ontem (sábado 23) na Cidade de Barra do Bugres (164 KM de Cuiabá), o Presidente da Assembléia Legislativa do estado, Deputado Eduardo Botelho falou sobre sua ligação com a região e enumerou projetos e ações necessárias  para o desenvolvimento do estado. 

Botelho lembrou da amizade de longas datas com o Prefeito Raimundo Nonato, que estava presente ao lado da primeira Dama, a quem caminhou junto em todas as campanhas, e agradeceu a presença do vice prefeito Guga, que sempre contribui com o Município. O deputado também agradeceu os vereadores presentes, Simone, Peter, Valtinho, Arturzão e o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Jonas. Também registraram presença e foram mencionados na fala do deputado, os secretários de Finanças, Walber Dantas, a Secretária de Saúde Catia Fernandes, de Administração Graciano, de Agricultura José Viana, de Obras Vanderson Vitor da Silva, o Vandão , de Assistência Social Marli Noca e de Educação Célia Aparecida.

O evento marcado pela presença de diversas lideranças e autoridades, contou com a participação de  comitivas das cidades de Arenápolis, Nova Olímpia, Porto Estrela e Denise, 

Botelho disse que o objetivo dos encontros promovidos pelo DEM não tem sido fazer campanha, mas sim, ouvir as pessoas, o que elas sentem e o que esperam para o futuro do estado, quer seja na saúde, na segurança, na educação, agricultura, infra estrutura e demais áreas abrangentes de responsabilidade do poder público, e depois de ouvir a sociedade, juntar as propostas e reclames para então estabelecer uma proposta de governo.

Falou que existem muitos problemas, e entre eles, lembrou de um que se envolveu de corpo e alma na cidade sede da realização do encontro, "a Saúde". 

Botelho não procurou culpados para as graves crises na saúde, principalmente por se tratar de um problema nacional. O deputado lembrou que o Prefeito de Barra do Bugres Raimundo ligou pra ele dizendo que o hospital da cidade estava fechando, e ele imediatamente ligou para a direção pedindo para não fechar, e foi até a cidade, se reuniu e conseguiram saída suficiente de impedir o fechamento  do hospital.

Eduardo Botelho falou também sobre o fundo da saúde aprovado na Assembléia Legislativa na última semana, O Fundo de Estabilização Fiscal (FEF), que vai ajudar a solucionar os problemas nos hoispitais do interior, assim como também nos hospitais filantrópicos que socorrem os pacientes do interior, em especial a Santa Casa de Cuiabá, o Hospital Geral e o Hospital do Câncer. O Deputado acha que isso ainda não é suficiente, e que deve se elaborar um projeto amplo para melhorar a saúde no estado nos próximos anos, evitando o abre e fecha das unidades hospitalares, dando melhor segurança à população que precisa.

Botelho afirmou que sua principal bandeira de luta é a agricultura familiar, a agricultura dos pequenos, e Barra do Bugres tem muitos pequenos agricultores. "Não podemos esquecer os grandes, nós dependemos deles, são importantíssimos para o estado, mas precisamos conciliar um governo que dê assistência para os pequenos, tais como nos assentamentos de Cabaço, Capão Verde, Jatobá, Antonio Conselheiro, Morro Redondo e outros, esses precisam do apoio do governo, não tem como trabalhar e produzir com ferramentas manuais e concorrer com aqueles que produzem com equipamentos como grandes tratores e máquinas agrícolas" disse, mencionando o deputado Federal Fabio Garcia, que muito tem atuado na área em Brasília, em favor dos pequenos agricultores.

O deputado falou que tem que resolver o problema de regularização fundiária, maioria das famílias vivem nas terras a décadas sem possuir documentos. "O governo tem que fazer um programa de distribuição de terras, existe muita terra devoluta do estado, precisa fazer assentamentos, colocar nelas quem precisa, quer trabalhar, produzir e promover a sustentação da sua família"

Finalizando, Botelho lembrou que grandes, pegaram no passado 30 mil hectares, quantidade essa de terra que foi doada a uma só pessoa, poderia ser distribuído para no mínimo 6 mil famílias, dividido em 5 hectares para cada.

O encontro do Democratas em Barra do Garças contou com a presença do ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, pré-candidato ao governo do estado, do ex-senador Jaime Campos, que deverá tentar uma cadeira no Senado, do deputado federal e presidente da sigla, Fabio Garcia, e outras autoridades da agremiação.



Digoreste News