Menina de Canarana-MT sonha em ser piloto e emociona o Brasil

Conheça história de Dayane Melissa, que hoje mora em  Cuiabá-MT e sonha em ser piloto de avião. 


Desde pequena, a jovem busca realizar seu sonho, apesar de ter nascido em uma cidade sem aeroporto.

A jovem canaranense Dayane Melissa, que atualmente reside e estuda em Cuiabá, onde foi atrás do seu sonho de ser piloto de avião, foi tema de uma emocionante reportagem do recém-criado programa Superpoderosas da TV Band. O programa, que tem como âncora Natália Leite, valoriza a história de vitória de mulheres.

Dayane Melissa foi escolhida por conta do seu sonho em ser piloto. De uma família humilde e residindo no interior do estado de Mato Grosso, nem isso foi empecilho para ela desistir de seu sonho, que é entrar numa profissão dominada por homens. No Brasil atualmente, existem 46.500 pilotos homens e apenas 1.465 pilotos mulheres.

A reportagem, que foi ao ar neste mês de abril, mostra a história de Dayane, que mesmo pequena já sonhava em ser piloto. Talvez esse desejo veio das histórias que ela ouvia do seu avô, o seu João, que era garimpeiro e muitas vezes viajou em aviões transportando ouro. Foi também o seu avô que lhe fazia aviões de buriti para ela brincar, deixando as bonecas de lado.

A menina foi crescendo e o seu sonho também. Quando ela não estava na escola estudando, se dirigia até o aeroporto de nossa cidade para ficar olhando os aviões e, se possível, lavar as aeronaves. Fez amizade com o mecânico Marcos e passou a conhecer sobre a mecânica dos aviões. Lia tudo o que podia sobre aviação.

Recentemente Melissa foi morar em Cuiabá e com a ajuda da família está cursando Ciências Aeronáuticas na UNIC. Foi em Cuiabá que a canaranense recebeu a reportagem do Programa Superpoderosas. Além de contar sua história, ela foi agraciada com uma viagem de avião para Campinas na presença do seu pai Divaldo Gonçalves de Souza. No percurso, a jovem pode utilizar o rádio para dar boas-vindas aos tripulantes.

Na cidade paulista a jovem teve outra surpresa. Conheceu uma piloto mulher. Luciana Vaz também veio de família humilde e teve de lutar muito para realizar o seu sonho. Dayane pode conhecer o interior de um avião de grande porte e ainda recebeu a notícia que Luciana Vaz será sua mentora, lhe ajudando a realizar o seu sonho de ser piloto.

Muito emocionado, Melissa conta sobre seu sonho: “Voar faz eu sonhar que o mundo é meu, que o céu nunca vai ser o limite, que eu posso ir sempre além. Tudo o que eu quiser fazer eu posso. Fico imaginando aquela sensação de todo mundo te cumprimentando, olhando aquela paisagem do céu. É emocionante, já me imagino lá dentro”.

A mãe da jovem, Ziuleuza da Costa Macedo, falou da persistência da filha: “Se eu quero eu vou, eu enfrento, porque sei que vou conseguir, ela nunca coloca na cabeça que não vai conseguir as coisas”.

A história da jovem canaranense que sonha em ser piloto emocionou a equipe de reportagem e todo o Brasil.




Com: O pioneiro