Pássaros e Preservação: Alta Floresta é um dos destaques da Revista Neo mondo



A edição 84 da Revista Neomondo, publicação voltada para a responsabilidade social e ambiental, traz reportagem especial sobre a atividade de observação de aves realizadas em Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN.

Intitulada  "Pássaros e Preservação", o texto, de autoria de Cristina Rappa, fala sobre a atividade de birdwatching – expressão em inglês para observação de aves – popularizou-se nos últimos anos no Brasil e já cativa pessoas de diversos locais. O WikiAves, uma enciclopédia eletrônica de aves brasileiras, registra neste fevereiro mais de 28.500 usuários, ou seja, observadores.

De acordo com o texto, um dos resorts de turismo ecológico que mais se destacam na observação de aves é o Cristalino Lodge, em Alta Floresta, no norte do Mato Grosso, já em bioma amazônico.

Em parte por se localizar na Amazônia, parte pelo estado de preservação em que se encontra a Reserva Particular do Patrimônio Natural –RPPN Cristalino, que abriga o hotel, o fato é que já foram registradas no local nada menos do que cerca de 600 espécies de aves, quase um terço das 1919 encontradas oficialmente no Brasil.

A RPPN, que ocupa uma área de 11.400 hectares, foi criada em 1997, e fica ao lado do Parque Estadual do Cristalino, de 184.900 ha, sendo cortada pelo rio de mesmo nome, um afluente do Teles Pires


Trata-se de uma floresta primária intocável, com árvores de 800 anos de idade. De acordo com Riva, a família proprietária, da qual ele é a segunda geração, buscou, desde o início realizar o turismo ecológico. “A ideia era ter um negócio e, ao mesmo tempo, manter a floresta em pé”, afirma, informando que toda a área é destinada à preservação. “A satisfação de preservar não tem preço. Seus filhos poderão ver as mesmas coisas que viveu quando você era pequeno”, diz.

Aém Cristalino Lodge, em Alta Floresta (MT a matéria cita o); Estância Mimosa, em Bonito (MS), Buraco da Araras, em Jardim (MS); Parque das Neblinas, em Mogi das Cruzes e Bertioga (SP) e Fazenda do Meio, em Aiuroca (MG)



Com: Nativanews