Refugiados Venezuelanos serão recebidos em Cuiabá na próxima semana
Mais de 300 mil pessoas, entre imigrantes e migrantes, passaram por Cuiabá nos últimos quatro anos.
Essas pessoas, a maioria estrangeiro, foram atendidas pela casa Pastoral do Migrante em Cuiabá, que há 27 anos é o principal local de acolhimento para os que chegam na capital em busca de uma ajuda humanitária e não possuem lugar para ficar ou até mesmo o que comer.
A partir da próxima semana a casa, que atende de 50 a 60 pessoas por dia e tem atualmente 32 moradores, receberá 100 venezuelanos a pedido da Organização das Nações Unidas (ONU).
Divulgação
O pedido acontece porque venezuelanos estão cruzando a fronteira pelo estado de Roraima para fugir da fome, da crise econômica, da falta de emprego e instabilidade política do país. Com tamanha imigração, o Estado chegou a decretar situação de emergência, já que milhares de venezuelanos estão em situação de rua nas cidades de fronteira.
A Força Nacional foi envida para lidar com o intenso fluxo migratório.
De acordo com o diretor da Pastoral do Migrante, padre Pedro Freitas Rodrigues, a ONU fez o pedido na semana passada e os venezuelanos que virão para a capital estão na cidade de Boa Vista.
Atualmente, na Pastoral estão abrigados 29 haitianos e três venezuelanos. Segundo ele, a casa possui 70 leitos, mas um esforço será feito, contando com a ajuda de doações para abrigar o restante.
“Nós os alojaremos com colchões em outros espaços da casa, por isso vamos contar com a ajuda da população que quiser doar”.
Na casa, que é referência entre os estrangeiros, quem chega pode ficar por 45 dias, podendo ser estendido conforme a necessidade de cada um.
Nesse tempo as pessoas alojadas recebem alimentação, lugar para dormir, além de roupas, sapatos, orientações e ajuda com documentação, além de, na maioria das vezes, conseguirem também um encaminhamento para um emprego. “Procuramos dar dignidade e ajudá-los a construírem suas vidas”.
Doações
A casa depende muito das doações de pessoas que se sensibilizam com a causa e para acolher os 100 venezuelanos que chegarão na próxima semana, as principais necessidades são de colchões, móveis, roupas, sapatos, lençol, toalhas, materiais de limpeza e alimentação.
“Tudo é muito bem vindo e vai servir para nos ajudar a suprir as necessidades do próximo”.
Conforme o padre, as doações podem ser entregues na Paróquia Divino Espírito Santo, que fica no bairro CPA 1, em Cuiabá, bem em frente ao terminal. Além da paróquia, as doações podem ser entregues na própria Pastoral do Migrante, no bairro Carumbé.
Dúvidas ou informações pelo telefone 3641-1451 ou 3641-2413.