MT tem 16 Cidades que subiram no ranking do Turismo Nacional - Veja relação aqui

Cidades que subiram de categorias vão poder acessar recursos que possam movimentar o setor.

Maravilhosa Lagoa Encantada em Primavera do Leste Foto: Thyago Ribeiro / Panoramio

Apesar das deficiências estruturais, 16 municípios mato-grossenses subiram às categorias B, C e D no mapa brasileiro do Ministério do Turismo (MTur) e, com isso, vão poder acessar recursos no valor de R$ 400 mil para empreendimentos que possam movimentar o setor.

Um dos municípios que subiu de categoria é Juscimeira, que ficam em uma região de belas e inúmeras cachoeiras, entre elas a da Prata.

O prefeito da cidade, Moisés da Farmácia (PSDB), comemorou a notícia e diz que, com a possibilidade de recursos mais volumosos, a ideia é construir um parque no entorno da cachoeira. "Temos alguns balneários de águas terminais privados bem estruturados no município mas no entorno das cachoeiras da Prata, Bispo e Bom Jesus, que são nossas principais quedas d'água, não tem qualquer infra-estrutura", reconhece o prefeito.

Segundo ele, não somente em Juscimeira, mas em todo Mato Grosso, ainda falta muito para atender bem o turista, com bares e restaurantes, hotelaria e sinalização, estradas boas para chegada segura aos locais estratégicos e voos domésticos.

As outras cidades que também subiram de categoria são:

- Nobres 
- Chapada dos Guimarães   
- Primavera do Leste 
- Nossa Senhora do Livramento 
- Poconé 
- Campos de Júlio 
- Confresa 
- Diamantino 
- Jauru 
- Nova Bandeirantes 
- Paranaíta 
- Paranatinga 
- Peixoto de Azevedo 
- Sorriso 
- Santo Antônio do Leverger.

No Brasil, 358 municípios subiram de categoria.

Em Mato Grosso, dos 94 municípios inseridos no Mapa do Turismo, 16 subiram de categoria e 3 desceram.

O Ministério divide os municípios em grupos de A a E.

Os melhores índices no Estado foram nas categorias B e C.

Somente Cuiabá já figura há alguns anos na categoria A, ou seja, possui maior participação na economia do turismo, de acordo com as variáveis consideradas na metodologia.

Na categoria B, o número de municípios saltou de cinco para nove. Na C, o Estado tinha 19 e agora ficou com 25. Na categoria D, o total variou de 63 para 52 e na E de 6 para 7. Apenas 3 municípios desceram de categoria: Canabrava do Norte, Luciara - que é banhada pelo rio Araguaia - e Araguainha.

De acordo com as regras do Ministério do Turismo, somente municípios classificados entre A e D podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico.

Além de atender bem o turista, melhorias de estrutura no setor significam mais empregos.



Com: GD