Cratera avança em rua de Cuiabá; empresário teme por imóvel
Buraco, na região do Bairro Goaibeiras, cresceu desde chuva forte que caiu no fim de semana
Uma enorme cratera se formou na Rua Rui Barbosa, na região do Bairro Goiabeiras, após as chuvas torrenciais da última semana em Cuiabá. Na madrugada de sábado (27), as água caíram com força e abriram ainda mais o buraco na via.
A distribuidora de água e gás Martins, que fica na Rua Rui Barbosa esquina com a Senador Metelo, teve os serviços comprometidos após o asfalto ceder.
De acordo com o proprietário, Kênio Martins Forte, 40 anos, tanto ele quanto o dono da oficina mecânica ao lado temem pela estrutura dos imóveis.
“Se vier outra chuva como a da madrugada de sábado, pode destruir tudo. Eu estou a um metro do buraco. Quando chove a água vem com força e pode chegar até a distribuidora. Tanto eu quanto o dono da oficina aqui do lado temos medo de que o pior aconteça”, disse Kênio.
Na manhã de sábado a Prefeitura fez a interdição no trecho que liga o cruzamento com a Senador Metelo até o entroncamento com a Rua Manoel Cavalcante Proença.
Na via, houve um rompimento de parte da tubulação de drenagem, causando a erosão do solo.
Apesar da interdição, a Prefeitura ainda não trabalha na recuperação da tubulação de drenagem. “Eles vieram aqui, sinalizaram e nada mais fizeram”, disse o comerciante.
“Eu vendo gás e água. Para que os caminhões de distribuição venham descarregar, eu tenho que parar a avenida [Senador Metelo]. Ainda está muito difícil sair para fazer as entregas”, disse Kênio.
Residência destruída
O medo do comerciante não é em vão. No mesmo dia, na mesma região - mas na Rua Coronel Benedito Leite -, uma residência com mais de 50 anos não suportou a chuva e o muro se rompeu.
A casa estava construída abaixo do nível da rua e ainda tinham uma estrutura de ferragem muito precária, o que foi suficiente para que a edificação alagasse e não suportasse o volume de água.
“Foi uma chuva acima de 50 milímetros, em um período de sete horas ininterrupto, o que é considerado uma quantidade elevada”, relatou o diretor de Proteção e Defesa Civil do Município, coronel Paulo Wolkmer.
O terreno atingido possuía duas casas, sendo que a segunda passará por uma avaliação técnica que determinará se a moradia ainda possui condições de permanecer habitada.
O outro lado
O secretario de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, informou ainda no sábado que a parte superior da Rui Barbosa já está sendo providenciada.
“Vamos estudar outros pontos que estão suscetíveis a passar por esse mesmo problema e, a partir desse levantamento, montar um cronograma de trabalho que atenda essa demanda de maneira ágil e eficiente”
Nenhum comentário