Orquestra do Estado de MT celebra 130 anos de Heitor Villa-Lobos

Concertos de junho marcam a estreia do Coro Experimental da Orquestra do Estado de Mato Grosso em três concertos dedicadas ao maior compositor brasileiro de todos os tempos  


A Orquestra do Estado de Mato Grosso reserva para os Concertos Oficiais de junho um repertório inteiramente dedicado ao maior compositor brasileiro de todos os tempos. As apresentações marcadas para os dias 09, 10 e 11 (sexta-feira, sábado e domingo), sempre as 20h, no Cine Teatro Cuiabá, celebram os 130 anos de Heitor Villa-Lobos e marcam a estreia do Coro Experimental da Orquestra do Estado de Mato Grosso.

Inquieto e transformador, Villa-Lobos deixou um legado extraordinário, sendo o famoso ciclo de Bachianas Brasileiras aclamado por muitos como sua mais importante criação artística. Motivadas pelas semelhanças entre a música folclórica do sertão brasileiro e a obra de Johann Sebastian Bach, as Bachianas Brasileiras compõem uma série de nove obras escritas por Villa-Lobos para formações diversas, das quais a OEMT interpretou n°2, n°4 e n°9.

Neste fim de semana, a Orquestra do Estado de Mato Grosso, sob regência do maestro Leandro Carvalho, interpreta a Bachianas Brasileiras n°4 e as Danças Características Africanas, criadas a partir do material musical recolhido junto aos índios caripunas, de Mato Grosso.

Aclamado como o maior compositor das Américas, ao nome de Villa-Lobos associa-se a reformulação do conceito de nacionalismo musical, o que o torna o maior entre todos os compositores brasileiros. Aos 18 anos, explorou seu potencial em uma série de viagens por vários estados brasileiros. Por onde passava, Villa-Lobos recolhia temas folclóricos que utilizaria em suas composições e que seriam universalizados em sua música.

Completam o repertório, peças fundamentais como o Choros n°5 - Alma Brasileira, Melodia Sentimental e Trenzinho do Caipira, esta última com o Coro Experimental da Orquestra do Estado de Mato Grosso, preparado e conduzido pelo maestro Jefferson Neves.

Fundamental também é a influência do espírito musical de Heitor Villa-Lobos para a Orquestra do Estado de Mato Grosso, desde seus concertos de estreia. O primeiro disco gravado pela OEMT foi dedicado a obra sinfônica de Villa-Lobos, em 2008, no Recife, a convite do Departamento Nacional do Sesc.

Naquele mesmo ano, a Orquestra, sob regência do maestro Leandro Carvalho, percorreu quase todos os estados da federação brasileira, levando a arte de Heitor Villa-Lobos para 98 municípios, numa impressionante saga musical por 22 estados de todas as regiões brasileiras.

Mais de 100 apresentações dedicadas a Villa-Lobos em duas turnês (Sonora Brasil, realizada pelo Sesc Nacional e Concertos Pelo Brasil) renderam à OEMT indicação ao XII Prêmio Carlos Gomes, a mais importante premiação do setor, em cerimônia realizada na Sala São Paulo, em maio de 2009.

 
SERVIÇO

Orquestra do Estado de Mato Grosso celebra 130 anos de Villa-Lobos
09, 10 e 11 de junho às 20 horas
Cine Teatro Cuiabá 
Ingressos R$20 e R$10 (meia), já disponíveis para compra online pelo site www.ingressosmt.com.br . Na bilheteria do Cine Teatro, ingressos disponíveis a partir do dia 06 de junho, das 14h às 18h

Informações (65)3027-1824

 
REPERTÓRIO - Heitor Villa-Lobos (1887-1959)

 Bachianas Brasileiras n˚4

(Adaptação Leandro Carvalho)

Prelúdio (Introdução)

Coral (Canto do Sertão)

Ária (Cantiga)

Dança (Miudinho)

 
Danças Características Africanas

(Adaptação Leandro Carvalho)

Farrapós - Dança Indígena n.1 - Dança dos Moços

Kankukus - Dança Indígena n.2 - Dança dos Velhos

Kankikis - Dança Indígena n.3 - Dança dos Meninos

(Composições originais criadas a partir de material musical recolhido junto aos índios Caripunas de Mato Grosso)

 
Cirandas & Cirandinhas

Nesta Rua (solo flauta)

O Cravo Brigou com a Rosa (solo fagote)

A Condessa (solo clarinete)

Pobre Cega (solo oboé)

 Choros n.5 "Alma Brasileira"

(Adaptação Sérgio Barbosa)

 Melodia Sentimental

(Poema de Dora Vasconcelos)

 Trenzinho do Caipira

(Com Coro Experimental da Orquestra do Estado de Mato Grosso)

 Coro Experimental da Orquestra do Estado de Mato Grosso
Jefferson Neves, regência coral
 
Leandro Carvalho, regência
-- 
Protásio de Morais
Diretor de Comunicação
Orquestra do Estado de Mato Grosso

Nenhum comentário