Sob Comando do Deputado Botelho, AL/MT realizou Sessão itinerante em Campo Verde
Campo Verde sedia a 8ª edição do Assembleia Itinerante
Presidente da Assembléia Legislativa de MT, Deputado Eduardo Botelho
Aconteceu em Campo Verde (distante 124 km de Cuiabá) a 8ª edição do Programa Assembleia Itinerante. Na noite dessa sexta feira (05-05), o deputado Eduardo Botelho presidiu a sessão solene de entrega de moções de aplausos a personalidades que se destacaram ou se destacam por contribuir com o desenvolvimento da região. A sessão encerrou um dia de atividades que ofertou serviços de cidadania, saúde e informação, ministrou cursos aos profissionais da educação e da saúde e ouviu demandas da população de Campo Novo e região.
“É a Assembleia Legislativa mais perto do cidadão. Queremos ouvir as reivindicações de acordo com cada região e debater ideias que contribuam com o desenvolvimento de Mato Grosso, afirmou o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (PSB).
A tarde, houve uma reunião dos deputados com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias para elencar as demandas da região integrada pelos municípios de Campo Verde, Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Chapada dos Guimarães.
“É um trabalho iniciado pela ALMT no ano passado e que agora estamos fazendo: levar cidadania às pessoas e também levar a ALMT para ouvir os prefeitos e vereadores. Isso é importante e a população comparece, mostrando que está gostando. Estamos aqui para fazer nosso papel de ouvir a população e vamos realizar várias outras edições, em outros municípios, afiançou Botelho.
Entre as demandas apresentadas, o destaque fica para saúde, na luta pela construção de hospitais municipais; educação, com ampliação de sala de aulas; infraestrutura, com a urgência de construção da BR-140 no trecho tomado pela erosão entre Campo Verde e Chapada dos Guimarães, e estímulo ao desenvolvimento do turismo. Outra luta apresentada é a disputa de divisas territoriais entre Campo Verde e Chapada dos Guimarães, que lutam pelas comunidades de Mata Grande e Ponte Alta, que já chegaram a pertencer a Campo Verde, mas retornaram ao domínio de Chapada dos Guimarães.
Além de Botelho, estiveram nesta edição do programa AL Itinerante, os deputados Ondanir Bortolini, o Nininho, Adalto de Freitas, Zeca Viana e Janaina Riva. “Temos que cumprir nossa missão de ouvir a população e esse programa nos traz ao município para que possamos ouvir o povo, disse Adalto de Freitas. ” É a Assembleia exercendo seu papel de trazer serviços para a população e vamos lutar para trazer as respostas às demandas apresentadas, ponderou Nininho. “Nossa região é pujante, mas a população precisa de serviços essências e vamos oficializar os pedidos “, concluiu Zeca Viana.
Capacitação
Ocorreu ainda, pela manhã e à tarde, na sede de uma universidade local, cursos de capacitação para professores da primeira infância e agentes de saúde, das quatro cidades que participam do Assembleia Itinerante 8ª edição. Com o tema “Criança é presente: a criança pequena como sujeito do direitos, os ministradores levaram informações sobre como educar de forma lúdica e tratar melhor as crianças para que elas sejam protagonistas da sua própria história. O educador Weber Fraga disse que desenvolver a criatividade para lidar com crianças faz com que os educadores e agentes de saúde tenham uma nova forma de preparar a futura geração que conduzirá os destinos do município, do estado e do país. “Quando o lúdico é utilizado de forma eficaz, o professor volta a ser criança, e as crianças, brincando, aprende, explicou.
Programa
Esta é a 8ª edição do AL Itinerante, que envolveu os municípios de Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Planalto da Serra e Nova Brasilândia. A próxima edição deve ocorrer em Barra do Bugres. Na primeira, em Comodoro (a 650 km de Cuiabá), em 25 de setembro de 2015, duas mil pessoas foram atendidas em vários serviços oferecidos para a população, que reuniu munícipes de Comodoro, Campos de Júlio, Nova Lacerda e Conquista D'Oeste.
Nos dias 11 e 12 de dezembro de 2015, o município de Rondonópolis (a 210 km de Cuiabá) recebeu a segunda edição do programa “Assembleia Itinerante: valorizando o Legislativo. Ao todo, 10 municípios participaram do encontro, que contou com a presença de deputados estaduais e a estrutura da Assembleia Legislativa. Além de Rondonópolis, participaram a população e a classe política de Jaciara, Dom Aquino, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Itiquira, Pedra Preta, São José do Povo, Guiratinga e Tesouro.
Nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2016, o Assembleia Itinerante foi a Sinop (501 km a norte de Cuiabá), na terceira edição do projeto, quando foram registrados 1.424 atendimentos. Foram feitos emissão de carteira de identificação (400), fotografias para a RG (200), aferição de pressão arterial (200), atendimento jurídico com encaminhamento à Defensoria Pública (150), corte de cabelo (120), assistência social (100), fisioterapia com sessões de relaxamento (80), emissão de CPF (80), atendimento de orientação jurídica (60), atendimento estético de sobrancelhas (3) e realização do cadastro único (4). As crianças também não ficaram de fora e tiveram à disposição pula-pula, tobogã e pipoca.
A quarta edição do programa foi realizada nos dias 1º e 2 de abril de 2016, em Tangará da Serra (a 240 km de Cuiabá). Ao todo, sete municípios do médio-norte de Mato Grosso participaram do evento, que levou serviços de cidadania para a população, cursos de capacitação para professores, agentes de saúde e estudantes candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), além de reuniões dos deputados estaduais com prefeitos e vereadores de Tangará da Serra, Sapezal, Campo Novo dos Parecis, Barra do Bugres, Porto Estrela, Nova Olímpia e Denise.
A 5ª edição do Assembleia Itinerante foi realizada em Várzea Grande nos dias 13 e 14 de maio de 2016, com oferta de cursos de capacitação para profissionais da saúde e pré-escola. Houve ainda uma sessão solene, na qual o Parlamento agraciou diversas personalidades que trabalham em prol dos municípios do Vale do Rio Cuiabá. Foram realizados também atendimentos de cidadania e shows com bandas regionais.
A 6ª edição foi no município de Diamantino (a 180 km de Cuiabá). Ao todo, 10 cidades participaram do evento. Além de Diamantino, participam desta edição do projeto, os municípios de Santa Rita do Trivelato, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis Santo Afonso e Nova Marilândia.
Já a 7ª edição ocorreu em Cáceres no dia 8 de dezembro de 2016. Além de Cáceres, participaram daquela edição do programa os municípios de Curvelândia, Lambari D'Oeste, Rio Branco, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal, Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Mirassol do Oeste, Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda, Vale do São Domingos, Jauru, Figueirópolis do Oeste, Porto Esperidião, Glória do Oeste e Indiavaí.
Nenhum comentário