Dia das Mães traz otimismo ao setor.


A capital do Estado registrou, em abril desse ano, o maior nível de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), chegando a 110,5 pontos. O patamar é o maior desde fevereiro de 2015, quando registrou 111,8 pontos. A pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pela Fecomércio/MT, também apresentou aumento na variação mensal de 0,6% em relação a março passado (109,8 pontos). A maior parte dos empresários do segmento aposta no primeiro grande evento comercial do ano, o Dia das Mães.

O índice acima de 100 pontos, que segue desde setembro de 2016 em Cuiabá (MT), demonstra avaliação de satisfação por parte do empresário do comércio. Abaixo de 100 pontos, mostra nível de insatisfação, e é o que vinha sendo registrado na média nacional até o mês passado (99,9 pontos) e que agora chegou a 102,3 pontos em abril desse ano. O último resultado na zona positiva, ou seja, quando o índice ultrapassa os 100 pontos do corte de indiferença, havia ocorrido em fevereiro de 2015.

Na comparação entre o primeiro quadrimestre desse ano com o mesmo período do ano passado, houve uma melhora considerável. De janeiro a abril de 2016 foi registrada uma retração na confiança do empresário de 2,2%, saindo de 95,1 pontos para 93 pontos nesse período. Agora no mesmo período, foi observado um aumento de 8,9% na confiança do empresário, atingindo 101,4 pontos em janeiro até chegar aos atuais 110,5 pontos em abril.

O presidente da Fecomércio/MT, Hermes Martins da Cunha, disse que “em razão da segunda data mais importante para o comércio, é esperado um acréscimo nas vendas de 3% a 5% para o Dia das Mães (14/05), em relação ao ano passado”. Desde 2015, o comércio mato-grossense acumula resultado negativo para a data. “Este ano, embora ainda não esperemos o mesmo volume de vendas do período de antes da crise, o empresário está bem mais confiante”, afirmou o presidente.



Diário de Cuiabá

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