Governador Pedro Taques e Secretário Wilson Santos inauguram Complexo Viário do Tijucal



A Obra referente a Trincheira do Complexo Viário do Tijucal foi inaugurada na manhã dessa terça feira [07 - 03] pelo Governador Pedro Taques. No total, o empreendimento apresentou custo final de R$ 33,2 milhões. O Complexo Walter Rabello, conhecido como Complexo do Tijucal, faz parte dos Termos de Ajustamento de Gestão, (TAGs) assinados no fim de 2015 pelo Governo do Estado, via Secretaria das Cidades, empresas e o Tribunal de Contas de MT [TCE] para finalizar as obras da Copa do Mundo que deveriam ser concluídas antes da realização do evento em 2014 na Gestão do então Governador Silval Barbosa PMDB, hoje preso.

Os trabalhos no Complexo Viário do Tijucal começaram em dezembro após o Governador nomear para o comando da Secretaria de Estado de Cidades o Deputado Wilson Santos, que por determinação do Governador tomou como prioridade a conclusão das Obras inacabadas na gestão anterior: "O Governador nos determinou como prioridade a conclusão dessas obras, e assim estamos trabalhando", destacou Wilson Santos.

Em entrevista a imprensa, Pedro Taques disse que o Governo anterior foi irresponsável em não terminar a obra, assim como outras, no tempo determinado. Segundo ele, tudo o que foi  realizado no local antes que a atual gestão assumisse "foi mal feito", e garantiu entretanto que "a irresponsabilidade já passou", e que todas as obras da copa que estavam paradas serão entregues a população, porque essas obras não pertencem a um Governador, e sim ao estado de Mato Grosso. "Nós temos que administrar [o Estado] de acordo com o momento histórico e nós tomaremos as medidas que precisam ser tomadas porque a irresponsabilidade já passou. Aliás, um exemplo da irresponsabilidade é esse complexo aqui. Por que não terminaram no momento oportuno? Porque foi feito mal feito e nós tivemos que consertar. Você consertar o que inicia mal feito é mais difícil do que fazer”, disse.

O Governo anterior (Silval Barbosa) deixou 22 projetos inacabados da Copa do Mundo, e o Governo atual já conseguiu inaugurar ao menos cinco, que são a duplicação da Estrada da Guarita; restauração e duplicação da Rodovia Mario Andreazza; viaduto Jamil Boutros Nadaf, conhecido como Viaduto da Sefaz, Trincheira do Verdão e retaludamento do Morro do Despraido.


No Complexo Viário do Tijucal foram realizados trabalhos de drenagem, pavimentação, sinalização na parte interna da trincheira que compreende o empreendimento, bem como o paisagismo. A estrutura integra uma trincheira de 740 metros de extensão entre a BR-364 até a avenida Archimedes Pereira Lima e possui um viaduto de 520 metros de extensão, ligando a BR-364, passando pelo Trevo de acesso do Bairro Tijucal, até a avenida Fernando Corrêa da Costa. 

Com a  conclusão da trincheira tem-se a garantia de maior fluidez no tráfego da região, segundo os técnicos, contribuindo com a redução dos congestionamentos. Ali pela região do complexo, no Coxipó, circula cerca de 8 mil veículos por hora, em momentos de pico.


HOMENAGEM A WALTER RABELLO

O nome Walter Rabello no Complexo Viário é uma homenagem ao deputado estadual, falecido em 2015. Wilson Santos  (secretário de Estado de Cidades) afirmou que Walter sempre lutou pela melhoria da cidade. “A homenagem que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso faz ao deputado Walter Rabello é justa e oportuna, pois ele foi um jornalista e político que cobrou muito essas adequações viárias, além de ser morador da região do Coxipó”, disse.

Nenhum comentário