Senado, corrida de 100 metros!
ARTIGO
Tradicionalmente as eleições de
senador é uma
corrida de longa distância
de 800 metros onde o político
possui uma carreira cheia de cargos e vitórias eleitorais.
As eleições de 2018
provou que a longa experiência na carreira política nem sempre é determinante
para a vitória, prova disso
é que houve uma renovação de 82% dos cargos, 20
senadores de fato foram rostos novos no legislativo federal e nove foram eleitos pela
primeira vez na vida.
Pelos
números acima, o eleitor entende que há necessidade de se ter uma certa
experiencia, mas não está fechado a renovação radical, prova disso foi a
eleição da Juíza Selma
em 2018. A cabeça do eleitor tem mudado e o tempo de experiência encurtou.
No
atletismo quem consegue vencer a corrida de 100 metros nos mundiais é
considerado o “homem mais rápido do mundo” e nas eleições suplementares de Senado a corrida será encurtada.
Corrida rápida eleitoral, campanha e propaganda de TV onde o candidato que tiver algum recall de imagem, em tese, sairá na frente ou terá
mais chances de competir pois não haverá tempo pra se comunicar de maneira
eficiente para os novatos
como nas eleições passadas.
Recall é quando o eleitor se
lembra mais facilmente do nome de determinado candidato no dia da eleição, sem
precisar de uma massificação pesada na mídia. Em marketing, pesquisa eleitoral
espontânea sempre será mais significativa na análise de cenário do que a estimulada, pois é a voz do coração.
Nesse caso, quem disputou em
2018 e obteve um bom desempenho eleitoral (tendo vencido ou não) tem boas possibilidades em
relação aos demais.
Outra variável importante a ser considerada nas análises de competitvidade dos
candidatos é o grau de rejeição, porque se em 6 meses de campanha geralmente não se
consegue reverter uma situação de rejeição de um candidato, muito menos em apenas 40 dias 18/03 a 26/04,
numa eleição avulsa e extemporânea.
Pela resolução do TRE-MT o tempo
de televisão será de 10 minutos diários, composto de 5 minutos por bloco
exibidos nas segundas, quartas e sextas feiras divididos entre todos os
candidatos de acordo com a legislação vigente. Serão
pífios 13 programas eleitorais de 23/03 a 23/04. Nessa
regra todos os partidos terão no mínimo 1 minuto dividido em dois programas
(30+30´) e o restante do tempo definido pelo tamanho dos partidos coligados.
Nas minhas contas, essa eleição caminha pra ter 10 candidatos no páreo, isso
dará uma média de 30´ a 1min, por candidato/bloco fixo na programação diárias, além das nserções diárias na
programação geral de 14 minutos distribuídos entre os partidos, cada uma de 30 ou 60 segundos.
Essa propaganda tem geralmente maior eficiência, pois pega o telespectador
desprevenido e acaba
assistindo.
Rede social pode ajudar bastante,
mas só funcionará para quem já tem muitos seguidores orgânicos, não dará muito
tempo para fidelizar novos seguidores. Bolsonaro, Barbudo e demais fenômenos
eleitorais que usaram a rede social além de impulsionarem as postagens tinham pelo menos 4 anos
trabalhando engajamento. Há que se considerar que depois das eleições de 2018 o WhatsApp
restringiu o número de mensagem que era ilimitado e agora é de no máximo 5 por
assinante, impedindo o uso de robôs.
Seguir e engajar na política é
algo muito difícil e são duas coisas distintas e separam o influencer que ajuda a decidir o
voto e o curioso que te segue. Com base na última eleição, políticos mais traficionais tem maior
dificuldade de engajar nas redes.
Para aumentar o alcance tem que
ter conteúdo de qualidade, feedback com usuário, impulsionamento e cuidado com a justiça que estará de olho nesses
investimentos.
O desafio nessa eleição atípica e fria será o
de transformar os seguidores em compartilhadores que transferem conteúdos para
o WhatsApp e mobilizam pessoas
na rede. Já que
não terá tempo pra chegar as ruas, as campanhas serão excessivamente digitais ou a
distância.
Bons conteúdos de impacto, bons
“personagens”, boas histórias de vida contadas com dramaticidade, sem o rótulo
explícito de política terao muito mais importância do que numa eleição convencional.
Numa rápida análise nas páginas de Facebook dos principais
candidatos apresentados quem larga na frente é José Medeiros com 265 mil seguidores, Pedro Taques 158
mil, Nelson Barbudo 143 mil, Elizeu Rotan 44 mil, Leitão 35 mil, Favaro 23 mil, Piveta 18 mil, Gisela 4.600 e Júlio Campos com 997.
Como não teve pré-campanhas e não
haverá muito tempo para percorrer esse estado continental pra fazer reuniões, arrastões e mobilizações,
restará apenas entrevistas em rádios, TVS, sites de notícias dos municípios e
as redes sociais. Um candidato bem disposto e com um avião a disposição no
máximo conseguirá visitar as 40 maiores cidades pra dar um acenozinho rápido e
partir.
Como o descrédito com a classe
política continua em alta
dificilmente a militância ou o eleitor se motivará para fazer campanhas nas
ruas sem os famosos “contratinhos” e os candidatos não terão “pernas” para chegar no eleitor. Pra complicar mais ainda os
deputados estaduais e federais estarão nos seus respectivos mandatos
trabalhando de terça a
quinta e o governador só poderá fazer campanha depois das 18 horas. Uma
identificação prévia de possíveis coordenadores municipais de campanha ou
apoiadores nessa fase de pré campanha ajudará muito lá na frente, além de
adiantar os layouts da campanha, jingle, roteiros e arte final. Só que tem o risco de se
caracterizar como campanha
extemporânea e o candidato pagar
o preço que a juíza Selma pagou pela precipitação.
Pelo visto essa campanha será
fria e distante, vai faltar gasolina pra o eleitor votar, não consigo vê-lo
saindo de casa em pleno domingo pra encarar uma fila de votação pra dar apenas um voto.
Os candidatos com muito dinheiro,
se não organizar com antecedência uma rede de apoios na ponta e motivá-la não
conseguirá a tempo tocar
suas campanha nos municípios ou correrão muitos riscos de cometerem
ilegalidades. A fiscalização do judiciário estará mais atenta do que nunca,
pois se nas eleições 2018 o aparato judicial cuidava de 500 candidatos, agora
terá que cuidar de no máximo 10. Muito arriscado derramar dinheiro por dentro
ou por fora em caixa 2, pois há o risco grande de ganhar e não levar, como
aconteceu com a Juiza Selma.
Se a eleição fosse casada com a
dos prefeitos seria muito mais fácil essa organização das campanhas nos
municípios, mas como não serão, impactarão apenas nas conjunturas locais das maiores cidades, como
Rondonópolis, Sinop, Várzea Grande e Cuiabá.
Será muito difícil envolver e
embalar a campanha nos 141 municípios sem chapa de deputados estaduais e
federais. Nessa conjuntura a escolha dos suplentes representando regiões
distintas eleitoralmente passa a ser estratégico.
Os partidos com bom número de
diretórios municipais mobilizados e prefeitos também podem ser um diferencial
nessa conjuntura, sem julgamentos sobre fidelidade dos filiados ao partidos e seus líderes que
quase nunca existe no Brasil. A situação de forças políticas é a seguinte:
PSDB tem 38 prefeitos, PSD 24,
PDT com 06 e o DEM 7 as demais siglas não possuem prefeitos, apenas vereadores.
Pra agravar a situação de
desanimo geral dessas
eleições, mais de 350 mil mato-grossenses, pelo menos, não fizeram o cadastro biométrico que se
encerrou no dia 22 de fevereiro e tem ainda o feriado da semana santa no meio
do caminho, diminuindo o tempo físico das campanhas.
Desmotivação pra votar, campanhas
sem interiorização e envolvimento nos municípios, descrédito da classe
política, tempo de televisão exíguo, baixo recadastramento eleitoral e feriados causarão uma
grande abstenção. Nas minhas contas considerando 20% dos votos válidos para
eleger um senador, o candidato que alcançar entre 160 a 200 mil votos belisca a
vaga.
Os candidatos em 2018 tiveram 30
dias para prestação de contas nessa eleição suplementar terão apenas 5 dias.
Nessa corrida de 100 metros ganhará o candidato com
maior explosão de largada, como no atletismo; com melhores propostas de choque direto, tiros curtos causadores de
adesões imediata;
comunicação bem planejada e boa performance do candidato.
A prova dos 100 metros, a mais
nobre do atletismo, dura menos de 10 segundos. No percurso, o atleta dá 45
passadas e chega ao final a 36 km/h. Um homem sadio faria isso em 55 passadas, e a 22,5 km/h
Estamos a dois meses das
eleições, resta saber quem cruzará essa linha de chegada!
Suelme E. Fernandes é analista
político e Mestre em História.
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